Gestão

Uma nova postura deve ser desenvolvida diante da pecuária leiteira, visando um real desenvolvimento da atividade. As vezes podemos ver que as propriedades leiteiras são visitadas e atendidas de forma descontinuada e, na maioria das vezes, por diferentes profissionais. É bastante comum a propriedade ter um profissional que faz a parte nutricional, enquanto outro profissional faz a parte reprodutiva e, a pergunta que fica disse é; que junta tudo isso? Quem atrela uma área à outra? Quem avalia os efeitos correlatos.

A visão integrativa

Existe o que podemos chamar de “ecossistema” da atividade leiteira e, ele é muito mais complexo que se pode imaginar. Por isso, é fundamental que se desenvolva uma nova forma de ver a propriedade, na verdade, a forma correta de ver a propriedade.

Não há problema de diferentes profissionais assistirem a propriedade o que precisa, é que tenha alguém que faça a união entre esses diferentes pontos, avaliando resultados e buscando pontos de intersecção que podem muitas vezes interferir de forma negativa nos resultados da propriedade.

A visão integrativa é aquela que une os pontos isolados da atividade e, a partir daí, consegue buscar interações e interrelações entres os processos e etapas da atividade leiteira.

Não te parece meio estranho você chegar na propriedade e dizer: Não, eu só faço a reprodução, na nutrição eu não me meto! E o contrário da mesma forma.

Vantagens de se trabalhar com uma visão integrativa na propriedade

Quando se muda o modelo de atendimento na propriedade leiteira e, passa-se a ter um atendimento com uma visão que integra diferentes setores e personagens da propriedade, se observa alguns pontos positivos que vão surgir pela nova forma de trabalhar, entre as quais, pode-se citar:

  • Visão do todo: o que é fundamental para atender de forma correta e coerente uma propriedade leiteira;
  • Avaliação de efeitos correlatos: muitas vezes a causa de um problema na propriedade não está no problema em si e sim, em outros setores da atividade que somente será atendido, se o profissional avaliar a propriedade como um todo;
  • Organização de processos: quando se faz o trabalho de forma integrativa, se torna mais fácil organizar os processos dentro da propriedade, uma vez que, com a visão do todo, pode-se priorizar etapas que, normalmente por uma avaliação mais restrita, pode não ter a importância devida;
  • Controle real e eficiente de custos: Quando o atendimento é de forma isolada, entrecortada e, por diferentes profissionais, fica mais fácil de ocorrer um desbalance nas contas da propriedade pois, como profissional posso querer que a “minha área” funcione redondinha na propriedade mas isso, pode custar caro demais.

É óbvio que se o profissional começar a trabalhar com uma visão integrativa nas propriedades, vai requerer mais tempo por parte desse profissional para que ele possa desenvolver seu trabalho. A questão é que, esse profissional vai começar fazer algo muito diferente do que é o normal na atividade leiteira e,…

…Sendo assim,

O profissional que atende propriedades leiteiras com uma visão integrativa, que avalia a propriedade como um todo e a atividade como um conjunto de processos correlatos, apresenta uma vantagem profissional sobre os demais e, o que considero até mais importante, transfere essa vantagem profissional também para a propriedade que por ele assistida.